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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Pantanal.
Data corrente:  21/05/2009
Data da última atualização:  04/07/2018
Autoria:  OLIVEIRA, M. D. de.
Afiliação:  MARCIA DIVINA DE OLIVEIRA, CPAP.
Título:  Fatores reguladores e distribuição potencial do Mexilhão Dourado (Limnoperna fortunei Dunker 1857) na Bacia do Alto Rio Paraguai e outros rios brasileiros.
Ano de publicação:  2009
Fonte/Imprenta:  2009.
Páginas:  93 f.
Idioma:  Português
Notas:  Tese (Doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
Conteúdo:  Tendo em vista os inúmeros problemas relacionados à invasão de espécies exóticas, e particularmente, de bivales como D. polymorpha, C. fluminea e L. fortunei, este estudo será uma contribuição ao manejo da invasão de L. fortunei no Brasil. Neste estudo consideramos que se L. fortunei vive nas condições ambientais externas do Pantanal ela poderá viver na maioria das águas da bacia do Alto rio Paraguai e outras águas brasileiras. A invasão de L. fortunei no Brasil tem por volta de 10 anos, considerada pequena tendo em vista a extensão da rede hidrográfica brasileira, o que ainda permite se estabelecer medidas de controle da invasão e consequentemente, proteção da biodiversidade, a partir da identificação de sítios vulneráveis à invasao desta espécie nos sistemas aquáticos do Brasil. O foco deste estudo é a invasão de L. fortunei na bacia do Alto rio Paraguai, mais especificamente na região do Pantanal, com o objetivo de estudar os efeitos de variáveis limnológicas sobre o desenvolvimento de L. fortunei e estimar sua distribuição potencial na Bacia do Alto rio Paraguai, que poderá ser utilizado em outras bacias hodrográficas.
Palavras-Chave:  distribuição potencial; espécies invasoras; Limnoperna fortunei; mollusk bivalve; molusco bivalve; Pantanal wetland; potential distribution.
Thesaurus Nal:  invasive species; Pantanal.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pantanal (CPAP)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPAP56974 - 1UPCTS - PPTS2009.00002o-9552009.00002
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  20/08/2003
Data da última atualização:  27/12/2012
Tipo da produção científica:  Autoria/Organização/Edição de Livros
Autoria:  HAMMES, V. S. (ed.).
Afiliação:  VALERIA SUCENA HAMMES, CNPMA.
Título:  Proposta metodológica de macroeducação.
Edição:  3. ed. rev. ampl.
Ano de publicação:  2012
Fonte/Imprenta:  Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Volume:  v. 2.
Páginas:  338 p.
Série:  (Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, v. 2).
ISBN:  978-85-7035-018-3
Idioma:  Português
Conteúdo:  Relação socioambiental no desenvolvimento sustentável. Uso e ocupação do espaço geográfico pelo homem. Sociedade sustentável. Macroeducação. Segurança alimentar. Agricultura sustentável. Multifuncionalidade da agricultura familiar brasileira. Planejamento ambiental e gestão cooperativa. Gestão da zona costeira. Município: a unidade produtora do desenvolvimento. Orientação geral. Estrututra metodológica. Psicologia ambiental. Responsabilidade social. Tema gerador de projeto escolar. Peças pedagógicas. Projeto escolar. Dinâmicas de grupo para melhoria das relações humanas. Coleta, ordenação e processamento de dados. Ver: percepção do diagnóstico ambiental. Percepção ambiental. Julgar: percepção do impacto ambiental. Agir: percepção da gestão ambiental. Atitude proativa. Educação ambiental e mudanças de valores. O consenso e o agir na educação ambiental. Legislação ambiental. Agir: percepção da gestão ambiental. Tema gerador: o apoio das organizações aos projetos escolares. Avaliação. Avaliação da educação ambiental. Avaliação do compromisso de colaboração global. Critérios de avaliação do projeto. Avaliação do projeto escolar. Monitoramento ambiental. Dinâmicas de grupo. Atividades artísticas. O desafio da cooperação. Jogos cooperativos. O guia e o cego. Atividades pedagógicas. Estatística para interpretação de dados. Como fazer uma maquete de bacia hidrográfica?. Caderno local. Jardins multifuncionais. Trilha na escola. Roteiro de trilha interpretativa. Trilha temática. Kits ... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Atividades pedagócicas; Construtivismo; Diagnóstico ambiental; Dinâmica de grupo; Embrapa; Espaço geográfico; Hammes; Legislação ambiental; Proposta metodológica; The environmental policy; Valéria Sucena.
Thesagro:  Agricultura Sustentável; Biodiversidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação; Educação Ambiental; Impacto ambiental; Meio ambiente; Política Ambiental; Proteção Ambiental; Qualidade de Vida.
Thesaurus NAL:  Environmental education; Environmental policy; Environmental protection; Sustainable development.
Categoria do assunto:  --
B Sociologia Rural
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128267/1/EDUCAcaO-AMBIENTAL-vol-2-ed03-2012.pdf
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Registro original:  Embrapa Meio Ambiente (CNPMA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
AI-SEDE53154 - 1UPELV - PPCNPMAH224p2012.00266v. 2
AI-SEDE53154 - 2UPELV - PPCNPMAH224p2012.00343v. 2
CNPMA11712 - 1UPCLV - PP304.2H224pt2012.00214v.2
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